PREFEITURA DE PINHEIRAL REALIZA CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA

Confira!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural está realizando neste mês de maio a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O produtor rural deverá agendar no Departamento de Desenvolvimento Rural, a data e horário para que a equipe realize a vacinação, o departamento fica localizado na Rodovia Benjamin Constant, nº 4703, no KM 5 ou pelo telefone (24)3333-1306. A ação será realizada em conjunto com o Núcleo de Defesa Animal.

O veterinário do departamento de Desenvolvimento Rural, Wilton Soares, destacou a importância da ação.

A febre aftosa é uma doença infecciosa altamente contagiosa que causa febre aguda, seguida do aparecimento de aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido como bovinos, búfalos, caprinos e outros, além claro, de causar grandes prejuízos financeiros ao produtor. Este ano houve uma mudança na composição da vacina e a dose a ser utilizada será menor, apenas 2ml, disse Wilton.

Wilton também destacou que nesta primeira etapa de vacinação todos os bovinos de qualquer idade devem ser vacinados e, que a expectativa, é vacinar cerca de dois mil animais no município.

DECLARAÇÃO - Os produtores que optarem fazer a vacinação por conta própria deverão apresentar no Departamento de Desenvolvimento Rural, a declaração de vacinação devidamente preenchida até o dia 31 de maio.