PINHEIRAL INICIA AÇÕES NA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS

Confira!

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos deu início à semana Faça Bonito com uma manhã recreativa com direito a brinquedos, pipoca, algodão doce e um aulão de capoeira. O evento que aconteceu na manhã do último sábado (17/05), na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, tem como objetivo despertar a atenção da população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, junto com a sua vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia, fez questão de prestigiar o evento e destacou a importância da ação.

Quero agradecer a todos, e em especial cada profissional presente nesta manhã, neste evento que marca o início da Semana Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Hoje marca uma data importante, principalmente na proteção de nossas crianças, que são nosso futuro. Crianças que muitas das vezes a maior proteção que encontram são dentro de nossas escolas, de oficinas como essa de capoeira – que foi apresentada nessa manhã. Da alimentação que muitas delas às vezes eles, não encontram dentro de suas casas e que recebem dentro dos nossos serviços. É nessa hora que a gente precisa aplicar bem cada recurso público, porque é aqui que elas encontram o seu fortalecimento, disse.

Ednardo falou ainda sobre como é importante que os serviços públicos oferecidos funcionem bem para garantir os direitos e o futuro das crianças.

Daí a importância da rede funcionar, seja a Educação, Saúde, Assistência Social. Seja o pediatra do Pronto Socorro, do obstetra da Maternidade, do Assistente social do CRAS, do Educador dentro da sala de aula. É isso que a gente tem que trabalhar, é essa rede que tem que funcionar e sempre peço em nossas reuniões. Este é o compromisso desta administração. Tenho certeza, que é o compromisso de cada profissional porque o nosso objetivo maior são elas, as nossas crianças, disse Ednardo.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou a importância da ação que visa despertar a sociedade em prol do combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Quero agradecer ao Conselho Tutelar, pois juntos estamos criando uma rede de atendimento forte e comprometida com o trabalho preventivo em todos os sentidos com as crianças e adolescentes. Neste sábado, estamos realizando um despertar com a população, pois precisamos trabalhar em prol desta causa. Nossa equipe está preparada para acolher e trabalhar nesta questão para garantir o direito das crianças e adolescentes no nosso município, disse Patrícia.

PROGRAMAÇÃO - Do dia 22 a 24 de maio acontecerá o I Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Pinheiral. Já no dia 23 de maio, a partir das 13h30min., no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Cruzeiro acontecerá uma palestra sobre Protagonismo Infantil com o palestrante Lauro Trindade e a partir das 15 horas, a mesma palestra será realizada no CRAS do bairro Parque Maira.

Finalizando a semana de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, no dia 30 de maio, acontecerá uma oficina na área rural, no auditório da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, ministrada pela Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) sobre exploração sexual.