PREFEITURA APURA DENÚNCIA SOBRE CORTINA DE FUMAÇA EM PINHEIRAL

Confira!

PREFEITURA APURA DENÚNCIA SOBRE CORTINA DE FUMAÇA EM PINHEIRAL

Guardas ambientais junto com funcionários da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Prefeitura Municipal de Pinheiral e de fiscais, da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, estiveram nos galpões da empresa Frangos Rica (Reginaves Ind. e Com. de Aves) para apurar denúncia se uma cortina de fumaça diária, que vem encobrindo o bairro Varjão e, se espalhando por mais três localidades (São Jorge e Vale do Sol) de Pinheiral aos finais de tarde, está sendo originada da empresa.

A apuração teve que ser feita em ação conjunta entre os municípios, devido ao fato de, apesar de estar prejudicando os moradores de Pinheiral, a Prefeitura de Pinheiral não ter o poder para notificar e nem autuar a empresa, que está situada em outro município. Após a ação que aconteceu no final da tarde de ontem (28/05), em Barra do Piraí, os fiscais da Prefeitura de Barra do Piraí emitiram notificação à empresa solicitando a apresentação de documentação, já que, durante a fiscalização no local, não foi apresentado os documentos necessários para que pudesse ser verificado se licença da empresa comporta o tipo de processo de queima adotado.

Tivemos reclamações e a secretaria veio fazendo rondas nos bairros em questão, para saber de onde vinha a fumaça e não encontramos o foco. Depois disso, constatamos que a fumaça ocorria em horários específicos e que duravam a noite inteira. Fizemos entrevistas nos bairros com alguns moradores que suspeitaram estar vindo do outro lado do Paraíba. Solicitamos então, a intervenção da Secretaria do Ambiente de Barra do Piraí, que nos convidou para acompanhar a apuração da denúncia, explicou o secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Luís de Souza Nogueira.

Durante a apuração no local, os fiscais observaram que a queima se inicia, nos mesmos horários das reclamações dos moradores e, que houve mudança no processo de aquecimento dos galpões, já que a queima que antes era feita a gás, estava sendo realizada com a queima de lenha de eucalipto.

A Secretaria do Ambiente de Barra em parceria com Pinheiral se coloca à disposição para coletar todas as informações necessárias para sanar o problema. Vamos entrar em contato com o INEA e, será marcada uma vistoria em conjunto com os municípios e o Instituto, disse a fiscal da Prefeitura de Barra do Piraí, Fernanda Alves.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Pinheiral enviou e-mail solicitando nota da empresa Frangos Rica (Reginaves Ind. e Com. de Aves), porém até o momento dessa publicação não recebeu o retorno.