PINHEIRAL INSTALA ILUMINAÇÃO DE LED NAS PRAÇAS BRASIL E TEIXEIRA CAMPOS

Confira!

PINHEIRAL INSTALA ILUMINAÇÃO DE LED NAS PRAÇAS BRASIL E TEIXEIRA CAMPOS

O Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), executado pela Light em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral terminou a primeira etapa do projeto nas Praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro. Foram trocados mais de 600 pontos de iluminação de vapor de sódio por iluminação de led nas principais vias da cidade. O programa teve o objetivo de reduzir os gastos da iluminação pública e oferecer mais segurança para a população com um sistema de desenvolvimento sustentável.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, destacou a importância do Programa de Eficiência Energética na cidade e ressaltou a importância da economia para os cofres públicos.

Foi uma responsabilidade muito grande participar deste projeto em Pinheiral, pois foi um projeto aprovado através de um edital lançado pela Light. Pinheiral ficou em terceiro lugar na classificação de todos os municípios que participaram. Nesta primeira etapa foram mais de 600 pontos que vão trazer economia aos cofres públicos, pois se trata de uma iluminação que tem um gasto muito menor do que, as com vapor de sódio, além de uma iluminação melhor que está trazendo mais segurança, disse o prefeito ao anunciar que está tentando com que o município seja beneficiado também em outro projeto da Light.

Estamos trabalhando para tentar conseguir com que uma segunda etapa seja realizada. É um segundo edital que a Light lançou com uma projeção de mais 1.500 pontos até o final do ano. Hoje gastamos cerca de 120 mil reais por mês, com iluminação pública, sendo que, arrecadamos cerca de 50 mil. Então, todo o mês tem que enterar 70 mil reais com recursos próprios. Com a economia que a iluminação de led vai gerar, podemos programar outros tipos de serviços, na complementação de medicamentos, melhorias na merenda escolar, por exemplo,, explicou Ednardo.

No total, 21 logradouros de principal acesso ao município com pontos de grande fluxo de veículos e pedestres como a Rodovia Benjamin Constant, a Avenida Nilton Penna Botelho e ruas como a Tancredo Neves, Ana Torres, Bulhões de Carvalho receberam a nova iluminação. A estimativa é que a troca da iluminação deva gerar economia de 774 MWh por ano, o que equivale a 27% do consumo de energia na iluminação pública da cidade.

A moradora da Praça Teixeira Campos, Tania Almeida, aprovou a nova iluminação de led instalada no local.

A praça estava bem escura, principalmente perto dos brinquedos. Já tinha até levado essa demanda para o prefeito, Ednardo Barbosa. Mas, agora com a iluminação de led ficou bem melhor, dá uma segurança melhor para a gente, disse Tania.