ESCOLAS DE PINHEIRAL RECEBEM OFICINA DE FOTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Confira!

ESCOLAS DE PINHEIRAL RECEBEM OFICINA DE FOTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foi realizado hoje (10), o primeiro dia da Oficina de Fotografia que contemplou pela segunda vez a cidade de Pinheiral. O projeto realizado pela ONG paulista Imagem Mágica em parceria com o Instituto CCR e com a Secretaria Municipal de Educação visitou a Escola Municipal Rosa Guedes, localizada no bairro Parque Maíra. O objetivo do projeto é ensinar aos alunos sobre a prática fotográfica com o objetivo de fazer com que eles tirem uma foto e, com base nela, tenham um pensamento reflexivo que contribua em seu futuro.

Segundo a professora, Márcia Regina Pereira da Silva, que trabalha na Secretaria de Educação coordenando trabalhos e projetos, em 2017 o evento aconteceu no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira com o tema Meu Brasil. No ano retrasado todas as fotos foram voltadas para esse tema, e o objetivo do uso da fotografia nesse projeto é a estimulação da reflexão e de um olhar crítico sobre o mundo em que eles vivem através da fotografia. Eles têm que a tirar foto, refletir e colocar uma legenda. Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso à fotografia devido aos celulares, mas não acontece uma reflexão sobre qual imagem estão captando, as fotos são tiradas aleatoriamente. Eles não se perguntam por que eu tirei essa foto?. O objetivo é refletir e o desafio é pensar em uma legenda com base nessa reflexão para complementar a foto. A partir de agora, essas crianças e adolescentes vão ter esse olhar crítico e vão pensar em fotografia a partir de um novo olhar, isso é muito interessante, declarou.

Rafael Beraldo, um dos responsáveis pelo projeto que estava presente na escola falou um pouco sobre o trabalho e sobre a importância da fotografia como método de pensamento e observação. A imagem mágica é uma ONG que existe há 20 anos e foi criada pelo fotógrafo André François. Ela tem diversas frentes de ensino e atividades onde nós vamos até hospitais, escolas e lugares onde as pessoas estão meio hipnotizadas e fazemos uma sensibilização a partir da fotografia, usando ela não só como tecnologia, mas, também, como um olhar para o mundo. Então, a fotografia na verdade é uma desculpa para olharmos para um assunto, afirma.

Ele continua, dizendo que o projeto é uma forma de aliviar a mente dessas crianças e adolescentes, visto que, são muito cobrados nas escolas. Hoje, o tema é Caminhos para o Futuro e, estamos incentivando cada aluno a produzir uma fotografia que traduza aquilo que pensam para o futuro deles. O principal é que acreditamos que a arte trabalha a mente de uma forma diferente do pensamento lógico e do raciocínio, que são muito usados na escola. Há momentos em que nossas mentes chegam ao limite, então nós usamos a arte como um instrumento de transformação e investigação para esses jovens, ficando ainda a possibilidade de talvez encontrar um artista ou, até mesmo, uma criança que tem maior sensibilidade para o mundo artístico se encontrar e enxergar o mundo de outra maneira, podendo vir a pensar na fotografia como uma profissão, conclui.

A estadia do projeto na cidade durará três dias, e as próximas escolas a serem contempladas são a Escola Municipal Três Poços, do bairro Três Poços, e a Escola Municipal Maria do Carmo, do bairro Palmeiras.