Noticias

COM NOVA REMESSA DE VACINA, PINHEIRAL FICA PERTO DE ZERAR FILA DE ESPERA PELA 2ª DOSE DA CORONAVAC

CONFIRA

COM NOVA REMESSA DE VACINA, PINHEIRAL FICA PERTO DE ZERAR FILA DE ESPERA PELA 2ª DOSE DA CORONAVAC

A Prefeitura de Pinheiral recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, 300 novas doses da vacina Coronavac e 240 da AstraZeneca, ambas para a utilização da segunda dose. A Coronavac será utilizada para completar o cronograma de pessoas que receberam a primeira dose até 13 de abril, ficando perto de zerar a fila de espera. Já a AstraZeneca para o grupo de idosos de 60 a 69 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com Deficiência Permanente e outras pendências de segundas doses para essa vacina.  

Estamos nos aproximando de zerar a fila de espera pela segunda dose da vacina Coronavac o que nos dá um grande alívio. Esperamos receber o mais breve possível novas remessas para completarmos o cronograma da segunda dose de mais pessoas e avançarmos ainda mais nas faixas etárias dos grupos com comorbidades, disse o secretário de Saúde, Everton Alvim.   

O secretário reforçou que a primeira dose não perde a eficiência se passado do prazo indicado para aplicação da segunda dose e que o cronograma será concluído tão logo a vacina seja disponibilizada pelo Ministério da Saúde.    

*Comorbidades*

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as doenças inclusas nessa etapa são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão; cardiopatias; doença renal crônica; imunossuprimidos (HIV, câncer, transplantados); anemia falciforme; obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40); síndrome de down e cirrose hepática. Gestantes só poderão ser vacinadas mediante prescrição médica. Confira na íntegra o documento de comorbidades inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/.../plano-nacional-de-vacinacao.../view.

Para receber as doses, no entanto, será necessário reunir documentos para comprovar a condição médica como exames, receitas, laudo, declaração, prescrição ou relatório médico, que demonstre pertencer a um dos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através do PNI. Todos os critérios de vacina e imunização, como público-alvo, quantidade de doses disponibilizadas e idades são previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

É importante esclarecer ainda que de acordo com a Norma Técnica, do Ministério da Saúde, os municípios não podem guardar vacinas para realizar a segunda dose. A cada remessa recebida tem a quantidade e destinação definida por eles.

Atenção, às pessoas que estão nesta faixa etária e não possuem cadastro nas Unidades de Saúde do seu bairro, devem regularizar a situação para que as equipes entrem em contato para agendamento e recebimento da vacina.