Alunos da Rede Municipal de Pinheiral realizam lançamento de foguetes experimentais

A atividade proporciona interação entre alunos de diversas turmas

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul representaram o município de Pinheiral na manhã da última terça-feira, 09, na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os projéteis foram produzidos com garrafas pet e outros materiais recicláveis pelos próprios estudantes. A ação foi realizada pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação. A olimpíada é inteiramente experimental e consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Os artefatos e as bases de lançamento foram construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais e os alunos que alcançarem as melhores distâncias serão convidados a participarem da competição.

Os lançamentos foram feitos com o auxílio de um compressor de ar manual e para isso, os foguetes precisaram receber água, com a quantidade definida por cada equipe e estavam acoplados a uma espécie de plataforma.  Na sequência, os alunos faziam o bombeamento do ar para dentro das garrafas até chegar ao nível de pressão para poder acioná-las.

O evento contou com as presenças da vice-prefeita, Sediene Maia e do secretário de Educação, Fernando Cabral.

Para o secretário de Educação Fernando Cabral, o evento proporcionou novas experiências aos estudantes e agradeceu a participação e empenho de toda a equipe escolar.

-É muito satisfatório observar a alegria dos alunos. Está sendo uma experiência diferente e inovadora para a escola. Ficamos felizes em participar deste momento que vai contribuir para o crescimento de cada aluno- disse o secretário.

De acordo com o professor responsável pela ação, Sérgio Pizzott, os alunos desenvolveram as atividades de forma ativa, buscando entender o funcionamento do foguete e ele acredita que a ação vai proporcionar troca de experiência entre eles.

- Esse processo de construção e lançamento dos foguetes ajuda muito o aluno, principalmente por ser um trabalho feito em grupo, onde cada um tem um talento específico. Os alunos que obtiverem os melhores lançamentos serão convidados a competir na etapa que será realizada em Barra do Piraí. Esperamos trazer novas experiencias e desafios através desse projeto- afirmou o professor.