Evento em Pinheiral celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Data foi celebrada em 21 de setembro

No último dia 21 de setembro,  Dia Nacional da Luta de Pessoas com deficiência, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um evento na quadra Professor José Hugo de Almeida Leal  para marcar a data. O evento incluiu uma variedade de atividades lúdicas e culturais e contou com a participação das escolas do município, bem como de alunos, pais, responsáveis e profissionais da educação.

O objetivo do encontro foi compartilhar conhecimento, promover uma reflexão sobre inclusão social e cidadania, além de uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e tratar sobre os direitos da população com deficiência física, mental, auditiva e visual, que apesar dos avanços, ainda sofrem por conta de preconceitos e falta de informação.

Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita Sediene Maia e os secretários de Educação, Fernando Cabral e Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira.

Entre as atividades realizadas, dança inclusiva, como o balé, contação de histórias, fanfarra do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), grupo de musicoterapia pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial e apresentação das unidades escolares da cidade.

Vale destacar que até o final do mês, a Secretária de Educação irá realizar palestras e ações voltadas para a abordagem e compreensão do tema.

Para o secretário da pasta, Fernando Cabral, a reunião proporcionou trocas de experiências e foi muito produtivo.

- O evento foi muito importante para os participantes e toda a rede escolar, pois a luta pela inclusão das pessoas com deficiência não beneficia apenas aqueles diretamente afetados, mas enriquece a sociedade como um todo. Temos a certeza que o encontro proporcionou trocas de experiências e inclusão- disse.

A pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato afirma que o encontro não é apenas uma celebração, mas também um chamado à ação.

- O evento foi promovido para proporcionar aos alunos com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autismo(TEA), um momento diferenciado de aprendizagem através das atividades realizadas e também para que as pessoas sem deficiência pudessem vivenciar as diferentes formas de se promover a inclusão. O trabalho foi idealizado pela SME com o objetivo de trazer maior visibilidade para as pessoas com deficiência em todos os ambientes, por isso a parceria com as Secretarias de Meio ambiente, de Saúde, de Assistência Social e demais entidades educacionais foram fundamentais para destacar a importância de que a inclusão de fato e de direito esteja em todos os espaços- destacou.