Maio Laranja: Prefeitura de Pinheiral realiza ações de conscientização sobre o tema
Objetivo foi conscientizar a população
Com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, a Prefeitura de Pinheiral, realizou entre os dias 15 e 18 de maio, diversas ações sobre o tema. Os trabalhos aconteceram por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar da cidade.
Entre as atividades realizadas estavam sensibilização na praça do município, ações socioeducativas e rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Centro, Parque Maíra e Cruzeiro.
No dia 15, a roda de conversa foi promovida no CRAS Cruzeiro e contou com a participação da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Bruna Pires, Assistente Social Vanuza Azevedo, além da representante do Conselho Tutelar da cidade, Pricila.
Nos dias 16 e 17, os encontros aconteceram nos Cras dos bairros Centro e Parque Maíra e reuniu os usuários para uma troca de ideias a respeito do tema.
Já no dia 18, data que foi celebrada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizada uma panfletagem durante a tradicional Feira dos Produtores Rurais, na praça Luiz Gonzaga, com a distribuição de folder e divulgação de cartazes informativos para a população. Para a realização deste trabalho, os profissionais multidisciplinares do CREAS, como os psicólogos, assistentes sociais e advogados estiveram presentes.
Em Pinheiral, o atendimento as famílias que tiveram seus direitos violados é feito pelo CREAS, na unidade que está localizada na Rua Doutor José Farah, número 88, Centro, e possui uma equipe multidisciplinar que atende crianças e adolescentes da cidade.
Para relatar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município, basta entrar em contato com o Disque 100, um serviço destinado ao registro e encaminhamento de denúncias que pode ser acionado por qualquer cidadão e é sigiloso sem ser necessário qualquer identificação na denúncia. Além deste, a população pode recorrer a Polícia Militar, pelo telefone 190 e Conselho Tutelar de Pinheiral, que funciona 24 horas pelo número (24) 99987-2780.
A secretária da pasta, Patrícia Rivello, disse que as ações visaram fortalecer a integração entre os usuários dos Cras e informá-los acerca do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A exploração sexual é assunto importante e que precisa ser tratado com seriedade por toda a sociedade. A ação também denota o comprometimento da cidade em educar e informar a comunidade, por meio de palestras e materiais informativos. Temos esse papel, como servidores públicos, mas a responsabilidade pelo cuidado e preservação das crianças é um dever pelo qual todos devem se sentir responsáveis”, falou a secretária.