Parceria da Prefeitura de Pinheiral com SENAI garante novos cursos para jovens do município

Aulas de inglês, espanhol e robótica estão entre as novidades

A prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou uma reunião com representantes do SENAI, na unidade do bairro aero Clube, em Volta Redonda,  que garantiu a oferta de novos cursos gratuitos para os estudantes da educação básica das redes municipais e para a população pinheiralense mediante o programa “Um salto para o Futuro”.  A partir deste ano, serão disponibilizadas 380 novas vagas para as aulas de inglês, espanhol e robótica que serão voltadas para os estudantes a partir de 12 anos de idade e realizadas no contraturno. A Prefeitura de Pinheiral já mantem uma parceria com o Senai e possibilitou certificar este ano cerca de 500 pessoas no curso de qualificação profissional de mecânico de manutenção, eletricista industrial, assistente administrativo, controle de qualidade e logística. Vale destacar que os cursos são gratuitos, com certificação do SENAI.

Para a população, a novidade será o curso de eletricista industrial. As modalidades que já vinham sendo ministradas para os munícipes, como assistente administrativo, assistente de logística, assistente de controle de qualidade, entre outros, estão garantidos para 2024 e ao longo do ano,  aproximadamente 700 vagas serão ofertadas. O objetivo é qualificar os jovens para vagas de emprego que estão em demanda no mercado de trabalho.

O programa ‘Um Salto para o Futuro”, desde sua implantação no município em 2021 já capacitou mais de 500 pessoas e vêm ofertando oportunidades de qualificação para os cidadãos. As aulas são gratuitas e exclusivas para os moradores da cidade.

Participaram do encontro, o secretário da pasta, Júlio Barbosa, o diretor do SENAI, Marcos Capatto, diretora de educação básica, Juliana Valente e o diretor comercial, Eduardo França.

Além das novas modalidades de qualificação, o secretário da pasta, Júlio Barbosa disse que uma carreta virá para o município e oferecerá cursos de qualificação profissional.

-  Nada melhor que começar o ano novo com novas possibilidades  e oportunidades. Graças a parceria da Prefeitura de Pinheiral com o SENAI, conseguimos abrir mais o leque de opções de cursos para a população. Não há nada mais valioso para mudança de perspectiva de um jovem com poucas oportunidades, do que o investimento em aprendizado e capacitação para o seu futuro. Que os estudantes e toda a população estejam atentas para as inscrições que em breve iremos anunciar- disse.

Para o diretor do SENAI, Marcos Capatto, em um cenário de constantes mudanças e cada vez mais exigente, manter-se atualizado é essencial.

- Daremos continuidade a qualificação profissional no município de Pinheiral e teremos a oferta de novos cursos que buscam atender às demandas da população. A parceria com a Prefeitura de Pinheiral está dando certo e temos a certeza que em 2024, novos jovens poderão desfrutar de mais oportunidades- destacou.