PINHEIRAL 27 ANOS: PREFEITO EDNARDO BARBOSA LANÇA PROGRAMA DE SEGURANÇA

Monitoramento de câmeras 24 horas das principais ruas e avenidas da cidade conta com a parceria das polícias Civil e Militar

Atento à segurança da população, já que a cidade se encontra em plena expansão e desenvolvimento com atração de novas empresas, empreendimentos imobiliários e novos moradores, o prefeito Ednardo Barbosa lança nesta quarta-feira, 15, um importante serviço na área da segurança do município, o sistema de monitoramento de câmeras ‘Cidade Segura’. O sistema, implantado pelas Secretarias de Governo e Administração, conta com a parceria das polícias Civil e Militar e monitoramento 24 horas.

Os equipamentos de alta tecnologia e última geração possuem nitidez acima da média com a gravação em Full HD e captação de imagem noturna. As lentes têm um zoom digital de seis vezes, o que possibilita a observação de ações suspeitas e até a identificação da placa de veículos. As imagens serão monitoradas por policiais militares, com auxílio de uma TV 43 polegadas e um computador, para que em caso da ocorrência de um crime as viaturas sejam acionadas e imediatamente encaminhadas ao local.

As 29 câmeras no total serão instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade, centros comerciais, nas proximidades das agências bancárias e nas entradas da cidade nos limites dos municípios de Barra do Piraí (estrada Pinheiral/Vargem Alegre), Piraí (Rodovia Benjamin Constant) e Volta Redonda (Avenida Nilton Penna Botelho e Helena Corrêa de Miranda).

Com o objetivo de colaborar e garantir a segurança e a eficácia do monitoramento, toda a iluminação da cidade está sendo substituída por LED. E mais: foi inaugurado um Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que vai oferecer acompanhamento às mulheres do município que estejam sofrendo situação de violência doméstica.

O prefeito acredita que o sistema vai manter a cidade tranquila e colaborar com o trabalho das polícias Civil e Militar.

- Segurança pública não é somente policiais armados nas ruas, é um conjunto de ações. Quando investimos em obras de infraestrutura, construção e manutenção das áreas de lazer, iluminação, em saúde e na educação, por exemplo, também estamos investindo na segurança da nossa cidade. A instalação do monitoramento de câmeras é uma ação preventiva que vem complementar o que já temos feito para manter a ordem e tranquilidade. Temos que apostar mais na prevenção do que na punição - disse o prefeito.

O secretário de Governo Estanislau Corrêa disse que embora Pinheiral seja considerada uma cidade segura segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em comparação aos índices de criminalidade em outras cidades da região, o prefeito Ednardo Barbosa se antecipa com a instalação das câmeras na garantia de manter a cidade tranquila.

- É um programa que visa manter a tranquilidade do município mesmo com a sua expansão, pois o município está em pleno crescimento com a vinda de empreendimentos imobiliários, indústrias, e o aumento de moradores, a gente visa manter a cidade da maneira que ela é, tranquila e boa de se viver - disse o secretário.