Pinheiral capacita médicos da atenção primária para focar em envelhecimento saudável

Iniciativa visa qualificar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família
A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um importante treinamento para qualificar o cuidado com a população idosa. Profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) participaram de um matriciamento em geriatria, com o objetivo de fortalecer a atenção primária diante do rápido envelhecimento da população.
A ação reuniu a geriatra Paula Varella e médicos das USFs para alinhar fluxos de atendimento e aprimorar o manejo de casos complexos, garantindo maior resolutividade dentro da atenção básica. O matriciamento, um suporte técnico-pedagógico da especialidade, é fundamental para adaptar os serviços de saúde às novas demandas.
Com a rápida transformação do perfil da população, os serviços de saúde precisam se reorganizar para atender às novas demandas. Segundo a geriatra Paula Varella, esse movimento é estimulado especialmente pelo avanço da longevidade, o que exige atenção redobrada na promoção do envelhecimento saudável. “A população está envelhecendo mais rapidamente e precisamos focar em estratégias que garantam um envelhecimento saudável”, destacou. A especialista reforçou ainda a importância do apoio familiar no processo de cuidado. “Envolver os familiares no compartilhamento das responsabilidades é fundamental para fortalecer a rede de apoio”, disse.
A coordenadora da Atenção Primária, Rafaela Roquini, ressaltou que a capacitação garante um cuidado mais humanizado e eficaz. "O matriciamento nos permite fortalecer a base do nosso sistema de saúde. Com o apoio da geriatria, nossos médicos podem atuar com mais segurança e conhecimento sobre as especificidades do envelhecimento, promovendo uma melhor qualidade de vida para os nossos idosos", disse.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal de Pinheiral em investir na capacitação contínua dos seus profissionais para promover o envelhecimento saudável e ativo, adaptando os serviços públicos de saúde às necessidades atuais da comunidade.