Pinheiral marca presença no anúncio da Implementação do Serviço de Certificação de óbitos

Evento foi realizado na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa esteve na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (CISMEPA) em Volta Redonda na última terça-feira, 28, acompanhado pelo secretário executivo do consórcio, Rodrigo Lages, para anunciar a implementação do Serviço Regional de Certificação de óbitos (SRCO), importante aliado para promover de forma correta o preenchimento das declarações de óbito, visando assim, reduzir as questões burocráticas para a obtenção do documento em casos que não são constatados sinais de violência.

A implementação é fruto de uma parceria aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com o governo do Estado do Rio de Janeiro, o consórcio e prefeitos das doze regiões do médio paraíba. A partir de agora, o serviço irá funcionar todos os dias da semana das 18 às 06 horas e em finais de semana e feriados, por 24 horas.

O presidente da CISMEPA e prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, aproveitou para agradecer aos integrantes do consórcio, aos doze prefeitos do médio Paraíba que englobam o programa e ao Governo do Estado pela implementação do serviço que vai trazer agilidade para os cidadãos.

- É um serviço muito importante que implementamos juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. Antigamente a nossa região tinha uma dificuldade muito grande em óbitos, principalmente nos que eram constatados em residência, a partir das 17 horas, após o fechamento das unidades de saúde da família onde os cidadãos tinham dificuldade para conseguir o documento. Temos a certeza de que o SRCO vai fortalecer ainda mais a região do médio paraíba. - disse.

O secretário executivo da Cismepa, Rodrigo Lages, explicou melhor como o serviço vai funcionar.

- O  SRCO foi implantado em 23 de outubro e amplamente discutido com todas as doze secretarias municipais de saúde da região para que o serviço  fosse totalmente azeitado conforme fluxos estabelecidos em cada município. Neste período, contamos com um condutor, um assistente social e um médico que deverá ser acionado por meio do número 192 após a constatação do óbito. Será recebida a ligação por meio da central de regulação de urgências e em seguida,  será feito o acionamento do serviço regional de certificação de óbito que se deslocará para o local, independentemente do município da região do médio paraíba- afirmou.