Prefeitura de Pinheiral alerta: Prazo para entrega da DECLAN é até o próximo dia 22 de maio

Fique atento ao prazo

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Finanças, informa aos contribuintes que o prazo para entrega do DECLAN-IPM (Declaração Anual para o Índice de Participação dos Municípios) se encerra no próximo dia 22 de maio, segunda-feira. A Declan-IPM é indispensável para todos os contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com o objetivo de verificar o Valor Adicionado que compõe o repasse do ICMS ao município.

A declaração é o retrato da vida econômica do município, o valor adicionado dela possibilita melhorias constantes na prestação de serviços ao munícipe, contribuindo assim para o progresso da cidade. A apuração destes valores é relativa à circulação de mercadorias e prestação de serviços alcançadas pela incidência do ICMS realizada pelo Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), da Prefeitura de Pinheiral, através da Portaria SUCIEF Nº 132, de 2023, empresas e produtores rurais terão até 22 de maio, segunda-feira, para entregar a Declaração Anual de Índice de Participação dos Municípios 2023 (Declan-IPM, ano base 2022). A declaração retificadora poderá ser entregue até o dia 29 de maio.

De acordo com a SMF, a Declan-IPM, ano base de 2022, deve ser entregue via internet, por meio de endereço eletrônico da Secretaria Estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e deve ser preenchida exclusivamente pelo programa gerador. Quem não apresentar a DECLAN-IPM ou entregar após o prazo estabelecido, bem como, apresentar com dados incorretos e/ou omissão de informações, estará sujeito às penalidades previstas em lei estadual.

“Os dados informados através da DECLAN-IPM definem o percentual de ICMS que retorna à Cidade. Isso quer dizer que, quanto melhor for a qualidade da informação da DECLAN, melhor será o retorno dessa Receita, que é a maior arrecadação do município, retornando dessa forma em obras e serviços ao cidadão. Vale ressaltar aos produtores rurais que vendem seus produtos ao município que o pagamento da Nota Fiscal fica vinculado a apresentação da DECLAN-IPM, com os valores devidamente lançados, não serão aceitas DECLANs sem movimento”, disse o secretário da pasta Wanderson Siqueira.

Ao não declarar a Declan, o empresário fica sujeito às penalidades junto a Secretaria de Fazenda do Estado e os produtores rurais contratados pelo município ficam impedidos de receber o valor de Nota Fiscal de gêneros alimentícios do município. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Finanças, que fica na sede da Prefeitura de Pinheiral, localizada na Rua Justino Ribeiro, nº 288, Ipê ou pelo telefone (24) 3356-5545.