Prefeitura de Pinheiral discute estratégias para reforçar a segurança nas escolas

Ronda escolar foi intensificada e unidades de ensino vão receber câmeras de segurança

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na tarde de ontem, terça-feira (11), uma reunião com gestores da rede municipal de educação para reforçar as estratégias de segurança nas escolas. O município possui 10 escolas e 9 creches, mais de 4.100 alunos inscritos e um total de 687 profissionais. Durante a reunião foi informado que a secretaria conta com o total apoio das polícias Civil e Militar, os policiais militares do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) que são mantidos pelo município estão auxiliando nas rondas circulando pelas portas das escolas com mais frequência e todas as unidades educacionais receberão a instalação de câmeras de segurança.

O encontro teve o objetivo criar ações para restabelecer a tranquilidade entre pais, estudantes e profissionais devido a divulgação de prováveis atos de violência semelhantes aos que ocorreram em escolas de São Paulo e Santa Catarina que causaram grande comoção nacional.

Durante a reunião, o secretário de Educação, Fernando Cabral, falou aos diretores sobre a serenidade que o momento exige.

- É necessário mantermos calma e continuarmos fazendo o que nos cabe, que é cuidarmos das nossas crianças e adolescentes para que possamos enfrentar a situação da melhor forma possível. Juntos [secretaria, diretores, professores e as polícias Civil e Militar] vamos colocar em prática, dentro e fora das escolas, estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar – disse.

O secretário aproveitou a ocasião para anunciar que uma licitação será realizada nos próximos dias para aquisição de câmeras de monitoramento de segurança que serão instaladas nas áreas externa e interna de todas as unidades educacionais municipais.  O projeto é uma extensão do que já é realizado em Pinheiral, que conta com o monitoramento 'Cidade Segura'. São 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos e nas entradas da cidade que já evitaram crimes e ajudaram na identificação e prisão de criminosos.

- Vamos buscar na tecnologia medidas para proteger os nossos profissionais e estudantes, como já é realizado nas ruas da cidade. Estávamos planejando a instalação de câmeras em todas as unidades e a atual situação só veio reforçar a necessidade. O monitoramento vai aumentar a capacidade de vigilância e monitoramento das instituições de ensino e torná-las mais seguras – adiantou.

Entre as ações as equipes diretivas receberam orientação para redobrarem os cuidados, a intensificação de ronda escolar por meio do auxílio dos policiais do PROEIS - Programa Estadual de Integração na Segurança - mantidos pelo município, reforço na vigilância dos portões que deverão permanecer sempre trancados e a ampliação do monitoramento das unidades, além do apoio incondicional das polícias Civil e Militar. Ainda ficou definido um plano de atuação e comunicação conjunta entre a secretaria de educação e os diretores caso surjam denúncias de casos envolvendo violência escolar. As denúncias serão feitas diretamente ao batalhão da PM e para os policiais da ronda escolar por meio de telefones fornecidos aos diretores e professores através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).