Prefeitura de Pinheiral entrega mais de 300 novos certificados do Programa “Um Salto para o Futuro”

Os alunos contemplados foram da turma de 2023

A Prefeitura de Pinheiral realizou nos dias 25,26 e 27 de março, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), a cerimônia de entrega dos novos certificados para mais de 300 alunos das turmas de 2023 do programa “Um Salto para o Futuro”. Durante os três dias de evento, os formandos das áreas de Assistente Administrativo, Administrador de Banco de Dados,  Assistente de controle de qualidade, Assistente de Operações em Logística e Eletricista predial receberam a certificação do SENAI ao final da qualificação.

O encontro contou a presença do prefeito municipal, Ednardo Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, além de professores, representantes da Firjan/Senai e familiares dos estudantes.

Os cursos são ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e foi implementado na cidade com o intuito de aprimorar a mão de obra local. A iniciativa surgiu devido às dificuldades enfrentadas pelas empresas do município devido à escassez de profissionais qualificados, o que resultava na necessidade de contratar trabalhadores de outras localidades.

Lançado em 2021 em Pinheiral, o programa já capacitou mais de 700 pessoas e se consolidou como uma fonte principal de educação profissional. Em 2022, o programa fortaleceu sua atuação com a parceria do Senai, e este ano, devido a uma parceria também com o Sesi, ampliou o número de vagas e oferece à população quatro novos cursos totalmente gratuitos: inglês, espanhol, robótica e eletricista industrial, que contemplam moradores e alunos da rede municipal de ensino da cidade com idade a partir dos 12 anos.

No ano passado, foram ofertadas 460 vagas, distribuídas em 19 turmas que contaram com a atuação de 10 instrutores de ensino de Pinheiral e dois de Volta Redonda.

O prefeito Ednardo Barbosa parabenizou os alunos pela formação e destacou a importância dos cursos de qualificação para os moradores.

“ É sempre gratificante proporcionar conhecimento e cursos de qualidade para a nossa população. Agradeço ao secretário da pasta, Júlio Barbosa pela iniciativa, ao Senai e Sesi pela parceria com nosso município, aos professores e principalmente aos estudantes pelo empenho e dedicação nas aulas, cada um de vocês foi a motivação para buscarmos investimentos. Esperamos que os formandos façam bom uso do certificado e que tenham muito sucesso na vida profissional’, disse o prefeito.

O secretário da pasta, Júlio Barbosa, enfatizou o impacto positivo dos cursos oferecidos pelo programa "Um Salto para o Futuro" para as empresas da cidade que podem contar com pessoas qualificadas para diversas funções.

“A qualificação profissional proporcionada pelo programa não apenas beneficia os indivíduos que participam dos cursos, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade como um todo. É muito importante investir na capacitação da mão de obra local para suprir as demandas do mercado de trabalho e impulsionar o crescimento sustentável do município. Ficamos imensamente felizes com os resultados alcançados até o momento. Agradeço a confiança do prefeito Ednardo Barbosa, a parceria do Senai e Sesi, a toda a minha equipe, aos professores e aos estudantes por terem abraçado a ideia”, falou o secretário.

Para Cláudia Rocha, gerente operacional do Sistema Firjan/Sesi, a parceria com a cidade de Pinheiral beneficia exclusivamente os cidadãos da localidade.

“Os cursos oferecem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Os formandos estão dando um passo à frente dos demais, pois estão qualificados para exercerem as funções com conhecimento. Com essa união, entre Prefeitura de Pinheiral, Sesi e Senai, esperamos proporcionar melhores oportunidades de emprego para as pessoas”, frisou a gerente.