Prefeitura de Pinheiral entrega selo “Amigo do Autista” ao IFRJ

O selo reconhece empresas e instituições que atuam de forma efetiva em prol da causa autista
A Prefeitura de Pinheiral, em parceria com a Câmara de Vereadores, entregou, na manhã desta quinta-feira (28), o selo “Amigo dos Autistas” ao Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Pinheiral, em reconhecimento à parceria estabelecida na realização do projeto de equoterapia “Passo e Trote que transformam”. De acordo com a Prefeitura, o selo reconhece empresas e instituições que atuam de forma efetiva em prol da causa autista e ajudam a ampliar o alcance das ações no município.
O projeto “Passo e Trote que transformam” utiliza a equoterapia como recurso terapêutico e educacional, beneficiando crianças e jovens. A iniciativa promove o desenvolvimento físico, psicológico e social, com atenção especial às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante a atividade, o prefeito Luciano Muniz destacou a importância da parceria. “O IFRJ tem sido um grande aliado da nossa cidade em prol das pessoas com TEA. Esse reconhecimento simboliza a gratidão da Prefeitura a todos que acreditam em projetos inclusivos, que transformam vidas e constroem uma sociedade mais humana e acolhedora”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Everton Alvim, também ressaltou o impacto da iniciativa. “A equoterapia é uma ferramenta de cuidado que vai além da saúde física, porque contribui para o bem-estar emocional e social das crianças. O reconhecimento ao IFRJ reforça a importância de trabalharmos juntos em políticas públicas que garantam inclusão e qualidade de vida para as famílias de Pinheiral”, afirmou.
O vereador Demóstenes Nunes, autor do projeto de lei que instituiu o selo “Amigo do Autista” em Pinheiral, também destacou a importância da iniciativa. “Criamos esse selo com o objetivo de valorizar e dar visibilidade a instituições e empresas que abraçam a causa da inclusão. Reconhecer o IFRJ é uma forma de reforçar que o poder público precisa caminhar junto com a sociedade civil para garantir mais oportunidades e respeito às pessoas com TEA e suas famílias”, afirmou.
De acordo com a Diretora-Geral do IFRJ Campus Pinheiral, Lívia Puello de Barros Gil, o selo representa um reconhecimento coletivo. “O recebimento deste selo representa o reconhecimento de um trabalho coletivo que envolve nossos estudantes, servidores e toda a comunidade acadêmica. Mais do que um título, é a afirmação da nossa história com as pessoas e crianças com necessidades específicas. Estamos muito felizes", disse.
A cerimônia também contou com a presença de outros vereadores do município, Ronilton Assis (Ronilton do Cruzeiro), Rodinelle Pereira (Canário) e Charles Santos (Charlinho), que reforçaram o apoio ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão. A vereadora de Barra Mansa, Rayane Braga, e o odontólogo Augusto Gomes também estiveram no município para conhecer o projeto, com o objetivo de implementá-lo em sua cidade.
Equoterapia “Passo e Trote que transformam”
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pinheiral e o Instituto Federal do Rio de Janeiro. Os atendimentos são feitos com crianças que já possuem diagnóstico fechado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alunos da APAE que estejam dentro dos critérios de elegibilidade, com idades entre 3 e 17 anos, encaminhadas ao Centro de Reabilitação por um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra infantil da rede SUS.
Atualmente, a iniciativa atende 30 crianças. As atividades acontecem às terças e quintas no IFRJ e são realizadas pelas profissionais Amanda Mariz (psicóloga), Inaile Cerqueira (fisioterapeuta) e Rosângela Terra (veterinária).