Noticias

Prefeitura de Pinheiral promove visita técnica na Cinbal para os alunos do Roberto Silveira

15 alunos participaram da visita

Na última sexta-feira, 14, os alunos do ensino fundamental do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), realizaram uma visita técnica nas instalações da empresa Cinbal, na unidade de Pinheiral, localizada no polo industrial do Parque Maíra. O grupo se destaca como uma das maiores empresas da América Latina, especializada em serviços de corte, envernizamento, litografia e transporte de folhas metálicas. No local, os estudantes puderam vivenciar novas experiências, acompanhando a rotina dos profissionais da área, o funcionamento das máquinas de corte e a produção até a finalização das embalagens.  

 

A visita foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Pinheiral, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do programa “Um Salto para o Futuro”, em parceria com o SENAI.

 

Inicialmente foi realizada uma apresentação da empresa com especialistas da área e as principais etapas do processos de produção.  Logo após, os alunos receberam o uso de equipamentos de proteção coletiva e individual, os EPI’S, como protetor auricular, luvas, máscaras e aventais, e em seguida, orientações de segurança para iniciar a visita à planta industrial.

 

Os alunos foram acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, da diretora de Departamento da Educação Integral Joelma Alvernaz, da diretora do CMERS, Ana Marisy, das orientadores educacionais, Mônica Faria da Silva Costa e Janaína Rocha Alves Carneiro, além do gerente administrativo da empresa Cinbal, Ricardo, do gerente industrial, Paulo Proença, coordenador de produção, Marcelo Paiva e da analista de controle de qualidade, Gabriela.

 

Durante toda a visita os estudantes tiveram contato real com o processo produtivo da empresa, passando por setores como: corte de aço e bobinas, controle de qualidade, expedição e transporte de mercadorias.

 

Para o secretário da pasta, Júlio Barbosa, a visita dos alunos a unidade, gerou conhecimento sobre o funcionamento da empresa e a variedade de funções no mercado industrial. O secretário destaca ainda que serão ofertados aos estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental, cursos de assistente de almoxarifado, assistente administrativo e auxiliar de operações em logística a partir do segundo semestre, visando alavancar as chances dos jovens no mercado profissional.

 

- A vinda dos alunos a empresa possui o intuito de mostrar que eles têm um caminho positivo a seguir em Pinheiral. Há alguns anos, os jovens sabiam que para irem em busca do primeiro emprego, seria necessário ter que se deslocar até a cidade de Volta Redonda para obter o vínculo empregatício. Atualmente, o cenário é diferente, de modo que as empresas instaladas na cidade buscam com intensidade que os moradores tenham qualificação de mão-de-obra profissional. O programa “Um Salto para o Futuro” faz isso, oferecendo oportunidades aos adolescentes e jovens para se qualificar e sair do ensino fundamental para o médio com um certificado reconhecido, abrindo assim, portas para o primeiro emprego. Tenho certeza de que estes jovens que ali estiveram, saíram de lá encantados e com uma nova visão de futuro e perspectiva de vida- destacou.

 

A diretora do CMERS, Ana Marisy, destaca que foi um momento importante na vida dos alunos, que proporcionou aos mesmos o contato com a área de produção e uma fonte de conhecimento.

 

- A visita abriu a expectativa dos alunos, pois muitos deles pensam em cursar formação de professores ou somente terminar o ensino médio sem um objetivo traçado. Muitos não possuem a visão que podem trabalhar fora dessas áreas e alcançar sucesso na profissão que escolherem - disse a diretora.

 

O gerente industrial da Cinbal, Paulo Proença, acredita que a experiência vai agregar positivamente na vida dos estudantes, pois puderam ver na prática como é o funcionamento da área de produção. 

 

- Tivemos o grande prazer de receber os alunos. Eles puderam conhecer toda a área industrial, bem como o funcionamento do setor de corte, folha de flandres, bobina e o processo da matéria-prima até chegar no cliente. Foi enriquecedor para ambas as partes - afirmou.  

 

A aluna do nono ano do CMERS, Ana Gleide, de 17 anos, aproveitou para agradecer aos funcionários e gestores pelo tratamento com os alunos e demonstrou a felicidade em ter visitado a empresa.

 

- Foi interesse ver de perto a base de trabalho e reutilização da empresa e nós como alunos, muitas vezes não temos a oportunidade de conviver com a área da indústria, nem tampouco de visitar uma fábrica e presenciar o seu funcionamento. Às vezes pensamos que a cidade de Pinheiral é pequena, que não teremos oportunidades de crescimento, mas, em visitas como essa, percebemos que não é mais assim e que a cidade está se expandindo. Saio daqui bem feliz por ter conhecido a unidade e ver de perto a produção- frisou.