Prefeitura, polícias civil e militar formalizam regramentos para o Carnaval

Foram realizadas cinco reuniões que nortearam regras e horários para a realização da festa

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), em conjunto com as polícias Civil e Militar formalizaram os regramentos para a participação de blocos, barraqueiros, ambulantes e proprietários de quiosques, que farão parte do Carnaval da Família 2023.   Na reunião ficou definido, por parte do 28° Batalhão de Polícia Militar, os   horários de concentração e deslocamento dos blocos, além dos horários de funcionamentos de quiosques, atuação dos ambulantes e encerramento do show. Também foram passadas essas informações para os interessados que participaram das reuniões anteriores, que aconteceram nos dias 26 e 27/01.

A reunião teve a presença de membros da comissão organizadora da festa, composta pela Secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa, da vice-prefeita Sediene Maia, do Secretário de Governo Estanislau Corrêa. Participaram também os integrantes do 28° Batalhão de Polícia Militar, como o Major Rodrigo Faleiro, o Sargento Domingos e o Tenente Cunha, do inspetor da 101ª Delegacia de Polícia de Pinheiral Marcos José, e o Conselho Tutelar, juntamente com os representantes de blocos, proprietários dos quiosques e ambulantes.

Para o Secretário de Governo, Estanislau Corrêa, “A reunião serviu para alinhar as questões do carnaval de maneira bem responsável, foi tudo traçado para a realização do evento com maior segurança possível para os munícipes”.

Após dois anos sem a festividade carnavalesca na cidade, as reuniões visaram estabelecer regras e esclarecer questões para os participantes, de modo que, o evento ocorra de maneira segura. “É respeitando a todos os poderes constituídos e as atribuições que lhe são competentes para que o evento aconteça, que estamos retomando essa festividade que é reconhecida não só na cidade, mas em toda a região que é o Carnaval da Família de Pinheiral. Nestas reuniões foi possível a cada interessado em participar dessa festa entender o que cabe a cada órgão e os regramentos expostos para ela acontecer. Tenho certeza que cada membro dos blocos, assim como, os demais estão comprometidos para fazer desta uma grande festa da família”, disse a Secretária da SEMECULT, Aline Gouvêa.

É importante frisar que devido às obras de reforma que passam as Praças Brasil e Teixeira Campos, onde tradicionalmente a festa é realizada, o evento terá uma estrutura diferenciada dos anos anteriores. O objetivo é atender as necessidades dos comerciários e oferecer aos foliões segurança adequada.

Quanto aos espaços públicos disponíveis para a venda de produtos nos seis dias de folia, ainda há vagas. Aqueles que tiverem interesse em participar, podem comparecer na SEMECULT (sede da prefeitura), localizada na Rua Justino Ribeiro, 228, Centro e têm até o dia 10 de fevereiro para realizarem o pagamento. O valor da taxa varia entre R$90 a R$1.200. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado ao departamento de Tributos da Secretaria Municipal de Fazenda, também localizado na sede da PMP para a liberação do Termo de Funcionamento (ALVARÁ).  A não apresentação do comprovante de pagamento até a data exigida acarretará a venda do espaço reservado para outro interessado.

Confira as vagas ainda disponíveis:

- As barracas “A”, localizadas na Praça Teixeira Campos, estão com duas vagas disponíveis, e possuem cobertura de tenda, mas são afastadas do palco.

- Há duas vagas para os vendedores de pequeno porte, contendo espaço fixo e situado na área externa do Ginásio Poliesportivo Professor Hugo Leal.

- Há uma vaga para vendedores de pequeno porte “B”, com barracas situadas fora do evento, na Rua José Breves.

- Três vagas para os vendedores ambulantes de pequeno porte “C”, dentro do evento, mas sem ponto fixo.

- Uma vaga coberta dentro do Ginásio Poliesportivo José Hugo Leal, área destinada para brinquedos infláveis.