Programa “Um Salto para o Futuro”: Moradores de Pinheiral terão acesso gratuito a quatro novos cursos em 2024

Qualificação beneficiará também alunos da rede municipal

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta segunda-feira, 11, as inscrições para o Programa “Um Salto para o Futuro 2024”, esse ano com a oferta de novos cursos, maior número de vagas e parceria também  com o SESI.

São quatro novos cursos totalmente gratuitos:  inglês e espanhol, robótica e eletricista industrial, que contemplarão moradores e alunos da rede municipal de ensino de Pinheiral com idade a partir dos 12 anos. As inscrições poderão ser realizadas até 22 de março no Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), localizado na Rua Domingos Mariano, nº 25, centro, das 08h às 17 horas. As aulas estão previstas para ser iniciadas no mês de abril.

Durante uma reunião na sede administrativa local, que teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, e representantes do SENAI e SESI de Volta Redonda, ficou estabelecido que outras dez turmas receberão aulas em quatro escolas da cidade: Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), Ciep Dom Martinho Schlude 291, Célio Barbosa Anchite e Rosa Conceição Guedes, além da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, que oferecerá cursos de inglês, espanhol e robótica.

A partir dos 16 anos, a população poderá se especializar nos cursos que já são ofertados nas áreas de assistente administrativo, controle de qualidade e logística, administrador de banco de dados, eletricista e mecânico de manutenção. Ainda no primeiro semestre, a Carreta do SENAI estacionará na cidade e ofertará aos alunos o curso de operador de computador, com capacidade para atender 16 pessoas.

O Programa “Um Salto para o Futuro” foi implementado em Pinheiral no ano de 2021 e desde então já qualificou mais de de 600 pessoas. A iniciativa, fruto da parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Senai oferece à população cursos gratuitos de especialização, cujo objetivo é qualificar a mão-de-obra da população local com foco no mercado de trabalho.

O secretário da pasta, Júlio Barbosa, destacou a importância do programa “Um Salto para o Futuro” na cidade e reforça que em 2024 os cidadãos terão acesso a novas oportunidades e agradeceu ao prefeito Ednardo Barbosa por apoiar a busca pela qualificação profissional no município e a Secretaria de Educação por disponibilizar as salas de aula das unidades escolares para a realização dos cursos.

- Realizamos reuniões com representantes do SENAI e SESI de Volta Redonda, e juntos compreendemos a necessidade de expandir as vagas de cursos para os estudantes da rede pública. Uma das novidades é que os alunos da rede municipal da cidade com idade mínima de doze anos, poderão se inscrever para participar da qualificação com aulas ministradas durante o contraturno escolar. Agradeço a parceria contínua do SENAI e do SESI, que sempre acreditam no trabalho conjunto desenvolvido- afirmou o secretário.