Noticias

Projeto une arte, ciência e cultura para promover saúde e bem-estar

Iniciativa utiliza Arteterapia para ampliar o cuidado humanizado e enfrentar desafios da saúde mental

 

A Secretaria Municipal de Saúde deu um importante passo na promoção da saúde e lançou na última segunda-feira (19), em parceria com a Secretaria de Cultura, o projeto “Vivências em Ciência, Arte e Cultura na Saúde com Enfoque em Arteterapia”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de cuidado e acolhimento por meio de práticas expressivas, integrando ciência, arte e cultura.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, o projeto é uma resposta aos desafios relacionados à saúde mental, como o sofrimento psíquico, o isolamento social e a carência de espaços coletivos de escuta. Com ações voltadas a públicos prioritários, como usuários da rede de saúde mental, jovens, mulheres, mães de autistas, idosos e trabalhadores da saúde, o projeto pretende estimular o autocuidado, a autoestima e a formação de vínculos na comunidade.

 

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma Prática Integrativa e Complementar (PICS), a Arteterapia será utilizada como ferramenta terapêutica para promover o bem-estar emocional, mental e físico da população. O projeto se baseia na ampliação da saúde e busca oferecer à comunidade novos espaços de escuta, criatividade e pertencimento.

 

A proposta contempla a realização de vivências mensais ao longo do ano, com oficinas que envolvem linguagens como pintura, escultura, desenho, colagem, escrita criativa e expressão corporal. As atividades serão conduzidas por profissionais com formação específica e articuladas à rede municipal de saúde. A atividade do primeiro encontro foi conduzida pelo psicólogo Roberto Carlos da Silva, que incentivou a livre expressão por meio de diferentes linguagens artísticas.

 

Para a superintendente de Programas e Ações da Secretaria de Saúde, Patrícia Rivello, a iniciativa representa um marco importante na promoção do cuidado humanizado - “Estamos construindo um espaço em que o cidadão é ouvido em sua integralidade. A arteterapia tem esse poder de mobilizar emoções, fortalecer vínculos e promover saúde de forma leve e profunda” – destacou