Secretaria de Educação de Pinheiral inaugura nova sala do Atendimento Educacional Especializado

A partir de agora o município conta com cinco unidades para atendimento

Com o objetivo de fortalecer o aprendizado e promover a inclusão dos alunos com necessidades especiais, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME), inaugurou na manhã desta terça-feira, 19, mais uma sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município que a partir de agora conta com cinco unidades para realizar os atendimentos. O espaço está localizado na Escola Municipal Rosa Conceição Guedes e conta com duas professoras e mediadores educacionais para auxiliarem nas atividades.

O AEE trata-se de um serviço oferecido pela educação especial para atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e visa  complementar ou suplementar a formação do aluno, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas específicas para atender às suas necessidades educacionais especiais, além de trabalho de contratura muscular para crianças com dificuldades motoras nas mãos, que visa  melhorar a mobilidade e a destreza manual das crianças.

Cada estudante receberá atendimento individual com duração média de 45 minutos por semana. As aulas acontecerão no período da manhã nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Além dos alunos da escola sede, serão atendidos os estudantes do bairro Três Poços e aqueles matriculados em outras escolas, mas que residem no Parque Maíra.

Nos últimos anos a Prefeitura de Pinheiral tem investido significativamente em serviços voltados para atender às necessidades das pessoas com deficiência com a criação de uma rede de atendimento que envolve a saúde e a educação. Atualmente, o Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco oferece atendimento multidisciplinar para pacientes com TEA, envolvendo uma psiquiatra infantil especializada em TEA, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professora de musicalização, educadores físicos e nutricionistas. Recentemente, foi inaugurado um projeto de equoterapia em parceria com o IFRJ, Campus Pinheiral, APAE e ACA, visando beneficiar usuários a partir dos 3 anos de idade, mediante encaminhamento médico. E, uma parceria entre UNIFOA e a MRS Logística, serão oferecidas atividades de hidroginástica e natação gratuitamente para crianças e adolescentes até 15 anos em Pinheiral, ampliando as opções terapêuticas para esse público.

O secretário da pasta, Fernando Cabral destacou que a inauguração da nova sala de AEE representa um avanço significativo para a inclusão dos alunos com deficiência no município.

- Esse novo espaço vai proporcionar mais qualidade de vida para os alunos com necessidades especiais. Serão cerca de 45 minutos de atividades direcionadas para que eles possam interagir e avançar nos aprendizados. Agradeço as professoras e todos os envolvidos pelo belíssimo trabalho realizado com os estudantes- disse o secretário.

A  pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato, agradeceu aos pais e responsáveis pela confiança  e aos professores pela dedicação com os alunos.

- Que a inauguração dessa sala seja o início de um caminho repleto de aprendizado e crescimento para todos os estudantes. Queremos construir um ambiente escolar com respeito e inclusão. Nosso agradecimento especial também as crianças que sempre são participativas nas atividades - falou a pedagoga.

Keven Santos, mediador educacional da escola Rosa Conceição Gudes, disse um pouco sobre os benefícios das atividades para o desenvolvimento educacional e intelectual dos estudantes.

- O trabalho realizado em sala de aula tem contribuído significativamente para o desenvolvimento motor e sensorial dos alunos. Com o apoio do atendimento especializado, estamos confiantes que poderão interagir ainda mais com os colegas-destacou Keven.

Para Lorrayne Albuini, mãe de Lorena de dez anos de idade e portadora de hidrocefalia e mielo meningocele, falou que as aulas têm sido essenciais para o progresso de sua filha.

- Durante o período de isolamento em decorrência da pandemia de Covid-19, a Lorena permaneceu em casa, e no ano passado, por ter dificuldade, acabou reprovando. Acredito que as aulas do atendimento especial serão muito importantes para o progresso dela- pontuou.