Secretaria de Educação de Pinheiral realiza atividades em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Objetivo foi alertar e conscientizar a população sobre o assunto

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 02, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME), promoveu diversas atividades em creches e escolas municipais. O objetivo foi alertar e conscientizar a população sobre essa condição tão presente no dia a dia. Entre as ações realizadas estiveram passeatas, panfletagens, rodas de conversa, apresentações musicais, reuniões e muito mais.

Diversas ações foram realizadas nas creches municipais em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na Creche Municipal Sebastiana da Conceição Queiroz, ocorreu uma panfletagem sobre o assunto na entrada da unidade. Na Escola Municipal Miguel Barbosa Júnior, localizada na área rural, foi promovida uma roda de conversa com os alunos para discutir o tema. Enquanto na Escola Municipal Três Poços, os estudantes realizaram uma passeata pelas ruas próximas à unidade para alertar os moradores.

Na Escola Municipal Domingas Alves Ferreira, aconteceu uma reunião com pais e responsáveis para dar início à oficina de dança criativa, destinada aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas.

Também nas creches municipais Professora Eunice Gouvêa de Souza e Marco Antônio da Fonte e no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS) foram promovidas ações de conscientização. Para encerrar as atividades, nesta quarta-feira, 03, acontecerá um “cine pipoca”, para os alunos da creche municipal Maria Isabel Isabel Alves Gusmão.

Vale ressaltar que a SME desempenha um papel importante na prestação de serviços às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (ETA), que mediante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferece atividades diferenciadas, que visam atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas específicas para atender às suas necessidades educacionais especiais. Atualmente, o AEE atende a 187 alunos, sendo 78 autistas.

No mês de março, a Secretaria de Educação inaugurou mais uma sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município, desta vez, na Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, localizada no bairro Parque Maíra. Com essa nova sala, o município agora conta com cinco unidades para realizar os atendimentos.

Nos últimos anos a Prefeitura de Pinheiral tem investido significativamente em serviços voltados para atender às necessidades das pessoas com deficiência com a criação de uma rede de atendimento que envolve a saúde e a educação. Atualmente, o Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco oferece atendimento multidisciplinar para pacientes com TEA, envolvendo uma psiquiatra infantil especializada em TEA, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professora de musicalização, educadores físicos e nutricionistas. Recentemente, foi inaugurado um projeto de equoterapia em parceria com o IFRJ, Campus Pinheiral, APAE e ACA, visando beneficiar usuários a partir dos 3 anos de idade, mediante encaminhamento médico. E, uma parceria entre UNIFOA e a MRS Logística, serão oferecidas atividades de hidroginástica e natação gratuitamente para crianças e adolescentes até 15 anos em Pinheiral, ampliando as opções terapêuticas para esse público.

Além dessas ações, no último dia 28, a Secretaria de Saúde realizou um piquenique com as crianças atendidos pelo Centro de Reabilitação Carmen Vergetti Leite Franco para comemorar a data.

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, reiterou o compromisso da atual gestão municipal em fornecer apoio e atividades que melhorem a qualidade de vida dos autistas.

" O propósito das atividades é fomentar a compreensão e a aceitação das pessoas com TEA, que frequentemente enfrentam desafios devido à falta de conhecimento por parte da população. Transmitir informações e discutir os aspectos do transtorno são passos cruciais. Parabenizo toda a equipe da Secretaria de Educação por essa iniciativa", ressaltou o prefeito*.

O secretário da pasta, Fernando Cabral, enfatizou a importância das iniciativas promovidas pela SME no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, visando sensibilizar a população sobre essa condição.

“Nosso principal intuito é disseminar informações e promover a inclusão das pessoas na sociedade. As campanhas educativas, eventos e atividades realizadas buscam não apenas conscientizar, mas também criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para as crianças autistas e suas famílias” disse o secretário.

A  pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato, disse que as atividades contaram com a participação de alunos autistas matriculados nas unidades municipais, o que possibilitou a interação deles com os demais estudantes.

“Essas ações contribuem para o aumento da empatia e da compreensão por parte dos demais estudantes, educadores e comunidade em geral, ajudando a combater estigmas e preconceitos associados ao autismo. Dessa forma, as escolas se tornam espaços mais inclusivos, onde os alunos se sentem respeitados, valorizados e capazes de alcançar seu pleno potencial acadêmico e social”, destacou a pedagoga.