Segurança nas escolas é tema de reunião mensal do conselho municipal de segurança em Pinheiral

Encontro foi realizado no auditório da prefeitura

A segurança no ambiente escolar foi tema da reunião mensal do Conselho Municipal de Segurança, realizada na noite de ontem (quinta-feira, 13), no auditório da prefeitura. O evento reuniu o secretário de Governo, Estanislau Corrêa, e representantes das polícias Civil e Militar, além do ex-deputado federal, delegado Antônio Furtado, que assumiu, provisoriamente, a titularidade da delegacia da cidade - 101ª DP, diretores de instituições educacionais, Concelho Tutelar e pais.

O secretário de Governo, Estanislau Corrêa, falou aos presentes sobre as ações que estão sendo realizadas na cidade em conjunto com a secretaria de Educação e órgãos competentes.

- Estamos unindo todos os esforços para garantir a tranquilidade e a segurança das nossas crianças nas escolas. O secretário de Educação [Fernando Cabral] se reuniu com diretores para reforçar os protocolos de segurança e na ocasião anunciou que câmeras serão instaladas em todas as escolas e creches do município, 19 unidades no total, o que vai aumentar a capacidade de vigilância.  Além disso, determinamos aos policiais militares que são mantidos pelo município através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) que intensifiquem a circulação em frente às escolas, o que já está acontecendo, com o objetivo de reforçar a ronda que já é realizada pelos demais policiais que atuam no município - frisou o secretário.

- Entendo perfeitamente o sofrimento de todos, a preocupação dos pais, das mães, dos professores e de todos que trabalham em escolas. É um momento realmente aflitivo. Mas, vocês precisam saber que, as forças de segurança não estão paradas, nós não estamos vendo as coisas acontecerem, sem agir. É hora de uma grande união, dos pais, mães, prefeitura, estados, dos poderes como um todo – ressaltou o delegado Antônio Furtado.

No decorrer da reunião foram debatidas outras ações que possam ser realizadas dentro das escolas. Os policiais presentes se colocaram à disposição de todos e se comprometeram em realizar um novo encontro em data a ser definida, entre a prefeitura, órgãos de segurança e diretores das instituições de educação das redes municipal, estadual, federal e privada da cidade, a fim de reforçar medidas preventivas e passar orientações que possam garantir mais segurança nas unidades educacionais.