Semana foi marcada por caminhada e dia D contra Dengue em Pinheiral

Objetivo foi mobilizar e conscientizar os moradores sobre a doença

Com o objetivo de conscientizar, mobilizar a população e acabar com os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e outras doenças, foram realizados em Pinheiral o Dia D e uma grande caminhada que envolveu estudantes das turmas do 1°período ao 5°ano da Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Campos Júnior.

O Dia D foi realizado no sábado, 02, em uma ação conjunta de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias nos bairros Colina, Varjão e Centro que concentram o maior número de notificações da doença. O trabalho teve o objetivo de diminuir ao máximo a população de mosquitos adultos e bloquear a cadeia de transmissão.

O secretário de Saúde, Everton Alvim destacou que as ações de prevenção na cidade foram intensificadas ainda no começo deste ano.

- A maior forma de prevenção ainda é orientar a população.  Estamos realizando um trabalho contínuo e em conjunto com a comunidade. Precisamos estar atentos e lutar juntos para erradicar os focos do mosquito- falou o secretário.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde da cidade, Rangel Medeiros, reforça que é necessário o apoio da população para uma maior efetividade no combate às doenças transmitidas pelo mosquito.

- Enfatizo que o nosso trabalho é a identificação e eliminação dos focos de proliferação de mosquitos nas residências e vizinhanças. Por isso contamos com a colaboração dos moradores para que possam limpar seus quintais. A visita do agente é para auxiliar na inspeção daqueles pontos que o morador deixa passar despercebido ou que não consegue tratar, mas a limpeza é uma  obrigação do proprietário do imóvel. Por isso evitamos tanto o uso do já extinto " fumacê" que não é mais indicado por vários órgãos de pesquisa em saúde. Hoje utilizamos os produtos que são fornecidos pelo estado e estes não fazem "fumaça". Fizemos pulverizações com inseticida para tentar diminuir a proliferação do mosquito e realizamos também uma varredura para identificação de focos de proliferação de Aedes com eliminação/tratamento dos mesmos – disse o coordenador.

A Secretaria de Educação (SME) promoveu uma caminhada contra a dengue com os alunos da Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Campos Júnior e reuniu cerca de 230 crianças dos turnos matutinos e vespertinos e contou com a participação de pais, professores e do secretário da SME, Fernando Cabral. Os estudantes percorreram a Rua Santa Catarina, no bairro São Jorge, que fica no entorno da escola.

Durante a caminhada foram distribuídos aos moradores, panfletos, cartazes e plaquinhas confeccionadas pelos alunos. No mês de fevereiro foi realizado um trabalho interno com os estudantes, como rodas de conversa, produção de texto coletivo, cartazes e viseiras e ensaio da música “zum, zum, zum, zum”, apresentada no decorrer do evento, acompanhado pelo trabalho feito pela orientadora educacional.

O secretário da pasta, Fernando Cabral, destacou a importância de se abordar o tema da dengue no ambiente escolar.

- Realizar atividades para que os alunos conheçam o Aedes aegypti é essencial. Ao  receber as informações, eles podem se tornar multiplicadores, com seus familiares, acerca dos cuidados em casa, observando a existência de recipientes com água parada e de outros potenciais focos de criadouro do mosquito- frisou o secretário.

A diretora da escola, Márcia Viana, destacou que a participação dos estudantes foi muito positiva e agradeceu o envolvimento dos pais e professores.

- Sabemos que os números da dengue só aumentam e nós, como educadores precisamos fazer a nossa parte. Realizamos a caminhada com o intuito de ampliar a conscientização dos munícipes. As crianças são propagadoras de informação e esperamos que tenhamos alcançado um bom número de pessoas. Parabéns as nossas crianças, professores, pais e a todos os envolvidos na realização dessa ação- pontuou a diretora.