Setembro Verde: Prefeitura de Pinheiral realiza ações com o tema Inclusão

Diversas atividades foram promovidas durante todo o mês de setembro

Com o objetivo de alertar a população e promover conscientização durante o setembro verde, mês dedicado à inclusão da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação(SME),  Departamento Pedagógico e Equipe Multidisciplinar, promoveu durante todo o mês, ações em alusão ao tema. Todas as 10 escolas e 09 creches do município realizaram diversas atividades, que incluíram rodas de conversas, palestras, passeatas, pinturas, entre outras. Atualmente na rede municipal de ensino em Pinheiral, 173 alunos são atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).  Em 21 de setembro, dia da luta da pessoa com deficiência, foi realizado um evento na quadra José Hugo de Almeida Leal para celebrar a data que contou com uma variedade de atividades lúdicas e culturais e com a participação das Secretarias de Meio ambiente, Saúde e Assistência Social, Associação Coletivo Azul (ACA), SESC, escolas do município, além de alunos, pais, responsáveis e profissionais da educação.

As ações foram desenvolvidas pelos professores do AEE , Rosiane Lima, Ketelen Diniz, Camila Magalhães, Ludmyla Carvalho, Camila Magalhães, Zoraide Viana, Josiane Maia, Elenice Avellar, Iara Andrade, Rafael de Sá e Ana Claudia Zanelato e também da fonoaudióloga Aline Matias e a psicóloga Beatriz Careli, a pedagoga Frances Marcato ambas da Equipe Multidisciplinar, sob coordenação da diretora do Departamento Pedagógico, Maximília Brandão.

Entre as atividades, foram realizadas passeatas pelas ruas da cidade para abordar o tema pelas creches municipais Maria Isabel Alves Gusmão e Professor José Hugo de Almeida Leal, palestras com os alunos das escolas municipais, e  Rodas de Conversas que na E.M. Paulo Freire contou com a participação do deficiente visual da cidade, Mauro Luiz que pôde contar sua história de vida e falar sobre os desafios da pessoa com deficiência na sociedade.

Também foi promovida pinturas com os pés, pelos alunos das creches municipais Sebastiana da Conceição Queiroz e Geralda Muzza de Faria Barbosa que puderam entender melhor sobre as diversas formas de interação das pessoas com deficiência nas unidades escolares, além de momentos direcionados aos pais e responsáveis de crianças que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município.

Vale destacar que no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Parque Maíra, aconteceu uma roda de conversa sobre o tema com os usuários do serviço, que possibilitou a troca de informações para os presentes.

Visando melhorar o desenvolvimento das crianças e proporcionar mais qualidade de vida, a SME está promovendo aos alunos atendidos pelo AEE, aulas de dançaterapia com a bailarina Hosana Cruz, todas as quartas-feiras.

Segundo o secretário da pasta, Fernando Cabral, os eventos foram produtivos e abordou sobre a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.

- Cada atividade foi realizada de forma objetiva e única. Acreditamos que abordar este tema de suma importância nas salas de aulas com os alunos que por vezes não sabem ao certo como auxiliar um colega especial, bem como mostrar para os pais e responsáveis que possuir algum tipo de deficiência não impede o filho de manter um convívio escolar saudável e produtivo era o que queríamos apresentar a cada um deles- disse.

A pedagoga da Equipe Multidisciplinar da SME, Frances Marcato, afirma que as atividades levaram os alunos à reflexão sobre a verdadeira inclusão, não somente para aceitar o aluno em sala de aula, mas vivenciando a deficiência do outro.

- Desenvolver essas ações nos faz entender que a inclusão vai muito além dos muros da escola, é muito importante conscientizar os alunos e incentivar os pais para que eles falem do tema em casa, na reunião de família e que acima de tudo,  tenham respeito à deficiência- falou.